segunda-feira, 5 de julho de 2010
CAMPANHA – VENCENDO O ESPÍRITO DE ZIBA
02º DIA – VENCER O ESPÍRITO OPORTUNISTA (ZIBA)
2 Samuel 16:1-4
1 Tendo Davi passado um pouco além, dobrando o cimo, eis que lhe saiu ao encontro Ziba, servo de Mefibosete, com dois jumentos albardados e sobre eles duzentos pães, cem cachos de passas, cem frutas de verão e um odre de vinho. 2 Perguntou o rei a Ziba: Que pretendes com isto? Respondeu Ziba: Os jumentos são para a casa do rei, para serem montados; o pão e as frutas de verão, para os moços comerem; o vinho, para beberem os cansados no deserto. 3 Então, disse o rei: Onde está, pois, o filho de teu senhor? Respondeu Ziba ao rei: Eis que ficou em Jerusalém, pois disse: Hoje, a casa de Israel me restituirá o reino de meu pai. 4 Então, disse o rei a Ziba: Teu é tudo que pertence a Mefibosete. Disse Ziba: Eu me inclino e ache eu mercê diante de ti, ó rei, meu senhor.
2 Samuel 19:24-30
24 Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei; não tinha tratado dos pés, nem espontado a barba, nem lavado as vestes, desde o dia em que o rei saíra até ao dia em que voltou em paz. 25 Tendo ele chegado a Jerusalém a encontrar-se com o rei, este lhe disse: Por que não foste comigo, Mefibosete? 26 Ele respondeu: Ó rei, meu senhor, o meu servo me enganou; porque eu, teu servo, dizia: albardarei um jumento e montarei para ir com o rei; pois o teu servo é coxo. 27 Demais disto, ele falsamente me acusou a mim, teu servo, diante do rei, meu senhor; porém o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus; faze, pois, o que melhor te parecer. 28 Porque toda a casa de meu pai não era senão de homens dignos de morte diante do rei, meu senhor; contudo, puseste teu servo entre os que comem à tua mesa; que direito, pois, tenho eu de clamar ao rei? 29 Respondeu-lhe o rei: Por que ainda falas dos teus negócios? Resolvo que repartas com Ziba as terras. 30 Disse Mefibosete ao rei: Fique ele, muito embora, com tudo, pois já voltou o rei, meu senhor, em paz à sua casa.
SATANÁS É UM ESPÍRITO OPORTUNISTA
* Satanás é um espírito oportunista, porque ele na sua essência já é derrotado. Ele não tem a condição que Deus tem. Da mesma forma Ziba não tinha a condição que foi dada a Mefibosete.
* Naquilo que Ziba pegou, ele não tinha legitimidade naquilo. Não era dele. Ele era só um servo. Ele estava debaixo de ordens.
* A mesma coisa que satanás. Ziba representa satanás. Satanás está debaixo de um comando tanto de Deus quanto dos homens. Os homens podem expulsa-lo, colocá-lo debaixo dos pés.
* Então, o espírito de Ziba age no oportunismo criando situações em que ele possa se prevalecer.
O QUE OBSERVAMOS NO ESPÍRITO DE ZIBA (OPORTUNISTA)
1º O ESPÍRITO OPORTUNISTA AGE EM UM TEMPO ESPECÍFICO.
* O que nós observamos no espírito de Ziba é que ele não age em qualquer momento, não age aleatoriamente. Nós muitas vezes achamos que o diabo age aleatoriamente, mas ele age estrategicamente. Então, ele age num momento específico.
* Nós vemos que foi num momento de guerra. Num momento até em que Davi estava sem cabeça pra pensar naquela situação, pra arbitrar em cima daquela situação. Talvez a última das prioridades de Davi fosse resolver a situação de Mefibosete naquela hora.
* Ziba foi lá e se valeu até de um momento de pressa de Davi e contou uma mentira.
2º O ESPÍRITO OPORTUNISTA SE VALE DO MOMENTO EM QUE NÓS ESTAMOS VIVENDO.
* Davi já estava fragilizado na alma por uma traição do próprio filho. Se o próprio filho traiu que dirá Mefibosete que veio da casa de Saul.
* E Ziba identificou essa fragilidade em Davi e foi lá em um momento de Davi em que ele já estava sensibilizado por uma traição. Ziba foi lá e falou que Mefibosete estava traindo também.
* Nós muitas vezes somos envolvidos nisso.
* Porque algo aconteceu que é algo pontual, nós começamos a generalizar.
* E o diabo se aproveita de uma oportunidade nisso para nos destruir em outras áreas. Porque a alma começa a generalizar em tudo.
* Davi estava voltado pra isso – fui traído por quem estava do meu lado. Só que Mefibosete não tinha nada a ver com isso, mesmo sendo da casa de Saul. “Ele só entrou no rolo”.
3º O ESPÍRITO OPORTUNISTA QUER TIRAR AQUILO QUE DEUS NOS DEU.
* Mefibosete não tinha condições de ter, mas Deus tinha dado pra ele. Ele tinha todas as condições contrárias: "ele era da casa de Saul, ele era doente dos pés, uma pessoa doente dos pés não podia nem entrar na presença do rei, isso era lei, ele seria a última pessoa”.
* Mas, por um amor, por uma aliança, ele acabou recebendo tudo aquilo do rei.
* Esse espírito oportunista cria uma situação.
4º O ESPÍRITO OPORTUNISTA SE VALE DA NOSSA FALTA DE ATITUDE.
* Por que Mefibosete não tinha albardado o jumento para ir com Davi? Por que não foi? Por que voltou atrás?
* Porque ouviu um comentário de Ziba que trabalhou um lado e trabalhou o outro. Esse demônio faz assim – ele trabalha um lado e trabalha o outro. Ele não trabalha só a nossa mente, ele trabalha a outra mente colocando-a contrária a nós.
* É um espírito que fica no meio, pega aquilo que um fala e distorce pra lá e pega aquilo que o outro fala e distorce pra cá, para que ninguém entenda ninguém e todo mundo fique deduzindo o pior e todos sejam roubados.
* Esse espírito não beneficia a ninguém, ele só destrói.
COMO VENCER O ESPÍRITO OPORTUNISTA
1º COM A VERDADE.
João 8:32
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
1 Coríntios 2:13
13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
2º FECHANDO AS NOSSAS BRECHAS.
Ezequiel 22:30
30 Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.
3º EXPULSANDO O OPORTUNISTA.
Deuteronômio 33:27
27 O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.
* Esse foi um erro que Davi cometeu. Quando Davi voltou, ele deveria ter sido taxativo com Ziba. Só que ele não foi. Ele ainda foi condescendente com Ziba. Ele ainda deixou um espaço aberto para a malignidade continuar. O oportunismo tem que ser denunciado e quebrado. Nós temos que ter um posicionamento. O diabo se vale muitas vezes da nossa falta de disciplina. Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas em alguns momentos ele falhou na disciplina. Falhou com os filhos em corrigir, falhou na atitude que deveria ser tomada com relação à Ziba e deixou o coração dele se envolver. O diabo identifica as nossas fragilidades. È tempo de sermos obstinados pela cura. A disciplina nos permite ter liberdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário